O evento ocorreu na manhã desta terça-feira, 16, na sede do projeto, em Paragominas
Nesta terça-feira, dia 16 de maio, o Projeto Menino Feliz em parceria com a Empresa Salum realizou uma importante palestra com o objetivo de conscientizar e prevenir o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes. O evento, que contou com a participação de 47 alunos com idades entre sete e 11 anos, foi realizado na sede do projeto, em Paragominas.
A programação foi conduzida pelos assistentes sociais Ivone de Sousa, do Projeto Menino Feliz, e Joelem Canuto, da Salum, que se dedicaram a abordar o tema com sensibilidade e de forma acessível ao público presente.
Para promover a interação e o entendimento das crianças, a metodologia utilizada durante a palestra envolveu a exibição de vídeos educativos. O primeiro vídeo exibido foi intitulado "Toque do sim e toque do não", que explora de maneira clara e didática a importância de reconhecer e rejeitar toques inapropriados. O segundo vídeo, "Conheça o seu corpo, cuide da sua privacidade", teve como objetivo orientar as crianças sobre a importância de proteger sua privacidade e conhecer os limites do próprio corpo.
Além das exibições de vídeo, uma pequena oficina foi realizada, proporcionando atividades práticas e reflexivas. Durante essa atividade, foi apresentado o "Semáforo do Toque", uma ferramenta visual que ajudou as crianças a compreenderem os diferentes tipos de toques e a sinalizar quais são aceitáveis e quais são inaceitáveis. Outra parte da oficina consistiu em estimular a discussão sobre onde o carinho é permitido, incentivando as crianças a refletirem sobre quais são as partes do corpo em que é apropriado receber toques de afeto.
Por fim, as crianças foram convidadas a participar de uma atividade artística, na qual foram incentivadas a desenhar uma pessoa em quem confiam. Essa atividade visava estimular a reflexão sobre a importância de contar com alguém em quem possam confiar e buscar ajuda caso enfrentem alguma situação de abuso ou exploração sexual.
A palestra, em parceria com a Empresa Salum, reforça a importância da prevenção deste tipo de violência e da conscientização desde a infância. O Projeto Menino Feliz continua comprometido em promover ações educativas e preventivas aos alunos atendidos pela entidade e as programações vão até quinta-feira.
Sobre o Projeto Menino Feliz
O Projeto Menino Feliz atende em torno de 300 crianças todos os anos em Paragominas. O projeto é sem fins lucrativos e atende as crianças no contra turno escolar de forma totalmente gratuita. São várias atividades desenvolvidas pelo Projeto Menino Feliz, entre elas práticas esportivas, aulas de reforço e incentivo à cultura. O projeto sobrevive de doações. Os interessados em contribuir com o projeto, podem fazer suas doações dos dados abaixo:
Conta bancária: 01637-4 Agência: 7918
Associação Menino Feliz de Paragominas
Ou através da Chave PIX: 10.738.389/0001-20
Associação Menino Feliz de Paragominas.
Commentaires