Participaram da capacitação o presidente do projeto, a pedagoga e as estagiárias de serviço social
Nesta segunda e terça-feira, 22 e 23, representantes do Projeto Menino Feliz (PMF) participaram de uma capacitação: Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direito da Criança e Adolescente. Com o tema "A importância do profissional de Ensino no Acolhimento de Crianças e Adolescentes Vítimas e Testemunhas de Violência", o evento foi organizado pela Fundação PARÁPAZ e contou com a participação ativa do presidente do projeto, Edilson Lima, da pedagoga Ana Flávia e de estagiárias de serviço social do projeto.
A capacitação ocorreu no Teatro Reinaldo Castanheira, em Paragominas. Durante o evento, foram abordados diversos aspectos relacionados à proteção e atendimento adequado de crianças e adolescentes vítimas de violência. O presidente Edilson Lima expressou a importância desse tipo de treinamento: "É uma capacitação de extrema importância para levar um atendimento de excelência aos nossos usuários do projeto. Saio cheio de conhecimento para colocar em prática na Associação Menino Feliz de Paragominas".
A capacitação contou com a participação de diversas secretarias e órgãos envolvidos na proteção dos direitos das crianças e adolescentes, incluindo a Secretaria da Educação, de Saúde, SEMDES, Secretaria de Desenvolvimento Social, PARÁPAZ, DEAN e DEACA. A presença desses representantes evidencia a importância dada ao tema e a busca por uma atuação integrada na defesa dos direitos infantojuvenis.
Ana Flávia, pedagoga do Projeto Menino Feliz, destacou a relevância da capacitação: "Essa capacitação sobre violência contra crianças e adolescentes, envolvendo a rede de proteção, vem para aprimorar e melhorar o atendimento ao público-alvo. Não devemos ser omissos, e sim saber escutar e fazer os devidos encaminhamentos".
Ranielle Drum, estagiária de serviço social, também ressaltou a importância da capacitação: "A capacitação sobre violência contra crianças e adolescentes, envolvendo redes de educação, Creas, Cras, Ministério Público, Conselho Tutelar e DEACA, está sendo realizada pelo PARÁPAZ. O tema abordado é identificar, acolher e não se omitir, o que é de extrema importância para agregar conhecimento nessa área".
O Projeto Menino Feliz, que atende aproximadamente 300 crianças anualmente em Paragominas, desempenha um papel fundamental na comunidade. Como uma organização sem fins lucrativos, o projeto oferece atendimento gratuito durante o contra turno escolar, desenvolvendo diversas atividades, como práticas esportivas, aulas de reforço e incentivo à cultura. A sobrevivência do projeto depende de doações, e sua participação em capacitações como essa reforça o compromisso do PMF em oferecer um atendimento cada vez mais eficaz e acolhedor às crianças e adolescentes que fazem parte do projeto.
Os interessados em contribuir com o projeto, podem fazer suas doações dos dados abaixo:
Conta bancária: 01637-4 Agência: 7918
Associação Menino Feliz de Paragominas
Ou através da Chave PIX: 10.738.389/0001-20
Associação Menino Feliz de Paragominas.
Conheça os nossos parceiros: Governo Federal, Ministério da Cidadania, CMDCA, CMAS, SEMDES, Prefeitura de Paragominas, TRATERRA, John Deere, Deltamaq.
Parabéns projeto Menino Feliz 👏👏