A doação impulsiona a formação profissional dos alunos
Paragominas, 06 de julho de 2023 - O Projeto Menino Feliz teve um dia especial de treinamento com a utilização de simulador de operações, doado generosamente pela empresa Sotreq, apoiadora do projeto. Os alunos tiveram a oportunidade de se familiarizar com essa valiosa ferramenta, que visa fortalecer a profissionalização e a educação dos participantes.
O presidente do conselho fiscal e padrinho do Projeto Menino Feliz, Nilson Gusmão, ressaltou a importância dos dois pilares fundamentais para o emprego: a profissionalização e a educação. “Com os simuladores de operação doados pela Sotreq Caterpillar e Deltamaq Johndeere, os alunos terão a chance de receber treinamento adequado. Quando chegarem à idade adequada para ingressar no mercado de trabalho, já estarão um passo à frente para se tornarem operadores de equipamentos”, disse.
Esse é um processo que demanda tempo, mas quando os alunos interessados atingirem a maioridade, serão submetidos a aulas práticas nos equipamentos reais. Além disso, para atuar futuramente como operador de máquina, será necessário obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), esperar um ano para trocar pela categoria C e, ao demonstrarem habilidades operacionais, estarão prontos para buscar emprego na área.
Nilson Gusmão enfatiza que a sociedade frequentemente reclama da falta de pessoas qualificadas, mas não investe nelas. “Nós, como educadores, devemos levar a sério a nossa responsabilidade de criar ambientes favoráveis ao crescimento, nos quais as crianças se sintam seguras, entendam que acreditamos em seu potencial de desenvolvimento e saibam que estamos totalmente dedicados a colaborar com elas em sua aprendizagem. Nossa missão é ajudar as crianças a prosperar, e não encontrar raízes porque não conseguem. Estamos aqui para sarar e não ferir. Para amar e não odiar. Para criar e não destruir”, disse.
Rafael Guerreiro, representante da Sotreq, destaca que o simulador foi doado pela empresa há alguns anos e que agora trouxeram um instrutor para capacitar os alunos que estão saindo do projeto, pensando também nas gerações futuras. “Essa contribuição agregará muito em suas carreiras”, afirmou.
Edilson Lima, presidente do Projeto Menino Feliz, ressalta a importância da doação dos simuladores, pois eles proporcionam uma oportunidade valiosa para os jovens participantes. Ele revela que estão planejando uma parceria com a Traterra para qualificar e capacitar a mão de obra dos alunos do projeto, preparando-os para o mercado de trabalho, com possibilidade de se tornarem futuros operadores de máquinas. “No segundo semestre, cursos em parceria com a Traterra e a Sotreq serão oferecidos, permitindo que alguns dos alunos aprendam essa profissão”, enfatizou.
Sobre o Projeto Menino Feliz
O Projeto Menino Feliz atende em torno de 300 crianças todos os anos em Paragominas. O projeto é sem fins lucrativos e atende as crianças no contra turno escolar de forma totalmente gratuita. São várias atividades desenvolvidas pelo Projeto Menino Feliz, entre elas práticas esportivas, aulas de reforço e incentivo à cultura. O projeto sobrevive de doações.
Os interessados em contribuir com o projeto, podem fazer suas doações dos dados abaixo:
Conta bancária: 01637-4 Agência: 7918
Associação Menino Feliz de Paragominas
Ou através da Chave PIX: 10.738.389/0001-20
Associação Menino Feliz de Paragominas.
Comentarios